sexta-feira, 26 de outubro de 2012

VISITA AO HEMONÚCLEO DE ITAPORANGA-PB

A Turma 02 de Saúde, da professora Liliana Leite, fez mais uma visita técnica, desta vez ao Hemonúcleo de Itaporanga-PB.
A visita técnica foi sugerida pelos próprios alunos, uma vez que os alunos Juciano e Manoel, comentaram na sala de aula que tinham vontade de serem doadores.
Na visita, todos os alunos puderam conhecer as etapas e procedimentos para a doação de sangue, assim sendo:
Ø      Na recepção é feito o Cadastro com os dados pessoais e endereço do paciente;
Ø      Sala da Pré-Triagem é verificado a altura, o peso e a P.A do paciente, como também é colhida uma amostra se sangue, na qual é detectada se o paciente pode ou não ser um doador;
Ø      Sala da Triagem é onde o paciente responde um questionário individual com a Assistente Social, sob total sigilo;
Ø      Refeitório é onde o paciente faz um lance antes da doação;
Ø      Sala de doação – é onde vai ser feita a coleta do sangue pelos pacientes.


Tivemos acesso ainda ao laboratório, onde é feito o armazenamento do pré-estoque e do estoque do sangue doado, a sala de esterilização, onde é feita a esterilização dos materiais utilizados nos procedimentos e a autoclave onde o sangue é colocado na temperatura de 120ºc antes de ser desprezado.
A toda Equipe do Hemonúcleo, em especial a Adeilza (Recepcionista), Roseane Lopes de Nóbrega (Assistente Social), Francivaldo (Técnico de nível médio), Iraneide Prudêncio e Socorro (Técnicas de enfermagem) e Damiana (Auxiliar de Serviços Gerais), os nossos sinceros agradecimentos, pelo acolhimento, paciência e eficiência.















TURMA 02 DE SAÚDE – VISITA TÉCNICA A FARMÁCIA BÁSICA DO MUNICÍPIO E A FARMÁCIA COMERCIAL

No dia 05 de outubro de 2012, os alunos da Turma 02 de Saúde, da Professora Liliana Leite, estiveram fazendo visita técnica a Farmácia Básica do Município.
Na oportunidade, a farmacêutica do Município, Liliana Henrique, comentou como era feita a distribuição dos medicamentos antes da farmácia básica e como é feita hoje em dia, a diferença entre remédio e medicamento, a diferença entre remédio de referência, similar e genérico, importância dos medicamentos controlados (psicotrópicos), o significados das tarjas (vermelha, preta, amarela e não tarjados), o estoque e armazenamento correto dos medicamentos, os riscos da automedicação, entre outros. Já no Dia 10 de outubro, os alunos estiveram fazendo visita técnica na Farmácia João Paulo II, onde puderam conhecer um pouco mais sobre o papel do balconista de farmácia, como é feita a venda de medicamentos, quais os receituários utilizados para compra de medicamentos, a vasta variedade em medicamento, organização dos medicamentos nas prateleiras, o estoque, medicamentos de venda livre, como é feito o estoque e o controle dos medicamentos psicotrópicos.
Aqui ficam os nossos agradecimentos ao Secretário de Saúde, Drº Gaudêncio Mendes, por autorizar a visita a Farmácia Básica do Município, a Farmacêutica Liliana Henrique, pelo acolhimento e as informações prestadas, ao Empresário Luís Alberto Tolentino (Lula da Farmácia) por abrir as portas do seu estabelecimento para que fosse concretizada a visita.











quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Parabéns pra você: Alunos do Curso de Saúde homenageiam Gislane Porcino

 Alunos do curso Saúde Projovem Trabalhador prestaram uma grande e emocionante homenagem à Professora de Enfermagem Gislane Porcino , na última terça-feira (16/10), pela passagem do seu aniversário .
A festa, mantida sob sigilo absoluto – apesar da presença da professora durante aula  nas instalações da escola -, foi marcada com muita alegria.
Gislane apagando as velinhas.....